Sábado – Pense por si

As revelações dos mandados do processo de venda das barragens do Douro

António José Vilela
António José Vilela 12 de janeiro de 2023 às 20:00

A investigação que visa a venda de seis barragens em Trás-os-Montes foi classificado pelo Ministério Público como “secreto”. Os mandados de busca e outros documentos revelam indícios de crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro.

"Existem, assim, fundadas suspeitas de que, sob a veste do regime de cisão e fusão de empresas, o que se pretendeu efetivamente foi uma venda de ativos, no caso concreto barragens, entre a EDP Energias e o consórcio liderado pela Engie, pelo que os negócios publicamente declarados terão sido simulados, residindo o seu racional económico exclusivamente no não pagamento dos impostos que deveriam ter sido pagos se tivesse sido celebrado o negócio real/pretendido."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro