Quem manda neste país
De pouco nos serve escolher um Parlamento e um Governo, se o verdadeiro poder em Portugal não é o democrático.
De pouco nos serve escolher um Parlamento e um Governo, se o verdadeiro poder em Portugal não é o democrático.
Nos últimos oito anos, o gigante acumulou mais de 1,6 mil milhões de euros em disputas judiciais com o erário público. O montante pode subir. Muito está por decidir.
Parte dos impostos devidos pela venda das barragens no Douro caducou no final do ano. Portugal caduca a seguir.
Defesa de António Mexia e de Manso Neto quer que processo seja expurgado de provas e atos judiciais relacionados com os emails mandados destruir pelo juiz, por serem prova proibida. Os advogados suspeitam que o MP tem um plano para contornar a decisão do magistrado.
A procuradora-geral da República, Lucília Gago, e o diretor do DCIAP, Francisco Narciso, acompanharam de perto a investigação aos negócios do lítio, do hidrogénio e do centro de dados de Sines que puseram sob suspeita membros do Governo e até o primeiro-ministro António Costa.
A Autoridade Tributária já pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informações sobre as barragens da bacia do Douro vendidas pela EDP à Engie, cujos impostos ficaram por liquidar. Atraso na resposta da APA pode fazer prescrever cobrança de IMI relativa a 2019.
Empresários que criam esquemas de negócios para fugir ao fisco, empresas que poluem sem pagar o preço e uma casta política fechada numa bolha surda aos avisos de fora: isto, por cá. No Brasil, a mesma receita, mas ampliada, deu mau resultado - pode ouvir a análise no podcast Conselho de Segurança
A investigação que visa a venda de seis barragens em Trás-os-Montes foi classificado pelo Ministério Público como “secreto”. Os mandados de busca e outros documentos revelam indícios de crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro.
A instalação de equipamentos para reduzir a poluição da Central do Pego poderá ter causado um prejuízo ao Estado de cerca de 19 milhões de euros.
O balanço de 2022 mostra um ano em que, por convicção política e chancela judicial, se consagra o corolário da corrupção legal: dinheiro é cidadania.
Autarquia de Miranda do Douro reclama receita de imposto.
O transporte do gás, de facto, depende de toda uma rede de infraestruturas cuja instalação é complexa, disse Jean-Pierre Clamadieu, presidente da empresa de energia Engie.
União Europeia, EUA, Reino Unido e Canadá iniciaram "bloqueio total" a bancos russos e baniram acordos com as regiões separatistas na Ucrânia, além de proibírem negócios com oligarcas russos.
Economia dominou os 25 minutos de debate em que Catarina Martins e Rodrigues dos Santos frisaram as suas diferenças.
A expedição à neve da ministra da Coesão Territorial é só uma daquelas tolices que costumam dar em Agosto. O que é mesmo mau é que, tirando o gelo, nada mais se vê do seu Ministério.
O Ministério Público investiga alegado incumprimento de pagamento de impostos.