Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 5.3 sentido em Portugal

Diogo Barreto
Diogo Barreto 26 de agosto de 2024 às 05:27
As mais lidas

O sismo foi registado pelas 5h11. Epicentro situa-se a cerca de 86 quilómetros da capital.

Um sismo de intensidade 5.3 foi sentido na madrugada desta segunda-feira, em Portugal.

O sismo foi registado pelas 5h11 (hora de Portugal Continental) e durou alguns segundos. O epicentro situa-se a cerca de 86 quilómetros da capital, de acordo com o Centro Sismológico Euro Mediterrânico, e aconteceu a 10 quilómetros de profundidade.

O serviço meteorológico norte-americano (USGS) divulgou a magnitude de 5.4, depois do Centro Sismológico Euro Mediterrânico ter registado um abalo de 5,4. Já o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera dá conta de um sismo da magnitude de 5.3.

Durante os primeiros minutos que se seguiram ao sismo, a magnitude do abalo foi varando entre os 5.0 e os 5.9.

A Proteção Civil não tem registo de vítimas nem danos de maior, uma hora depois do sismo moderado, de 5,3 na escala de Richter, registado esta madrugada ao largo de Sines. A Proteção Civil disse à Lusa ter recebido relatos de que o sismo tinha sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, mas também no distrito de Setúbal. Relatos apontam que foi também sentido na zona centro e zona sul do país.

Em comunicado, o Governo afirma que "tem estado em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria" e que não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento, acrescentando ainda que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na qualidade de primeiro-ministro em funções, visitará a Autoridade Nacional da Proteção Civil pelas 9h00 e será recebido pelo Presidente da República, em Belém.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres