Sábado – Pense por si

PJ detém suspeito de discriminação e de incitamento ao ódio e à violência

Suspeito de 17 anos criou condições para que várias pessoas invadissem um debate online realizado por uma escola com conteúdos racistas e nazis.

A Polícia Judiciária anunciou a detenção de um dos presumíveis autores da invasãoonlinea um debate numa escola de Lisboa, com o intuito de proferir vários insultos racistas. 

Alexandre Azevedo/Sábado

Em comunicado, a PJ anuncia que a detenção ocorreu no dia 23, através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT). Foi cumprido um mandado de busca domiciliária e outro de detenção fora de flagrante delito. 

O debate em questão foi organizado pela Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camões, no dia 18 de fevereiro de 2021, sob o tema "A Influência da escravatura e o racismo institucional". "O arguido partilhou o link da reunião em diversos canais e redes sociais, com o objetivo de, em articulação com outros utilizadores, perturbarem o referido debate, que se estava a realizar através da plataforma Zoom com participantes maioritariamente de raça negra", indica o comunicado. 

"O detido tem 17 anos de idade e está indiciado pela prática de crimes de discriminação e de incitamento ao ódio e à violência. (...) Após o incitamento, diversos indivíduos entraram na reunião online e publicaram fotos e gifts com conteúdos racistas e nazis, incluindo cruzes suásticas, ao mesmo tempo que imitavam sons de macacos e proferiam expressões como 'Nigger', 'Nigger go home','Go back to Africa'", indica a nota. 

"O detido partilha em diversas plataformas digitais propaganda Neonazi. Assume-se como defensor da 'supremacia branca' e dos Movimentos internacionais, tal como o National Partisan Movement, através da propaganda que difunde", adianta a PJ. 

Depois de apresentado às autoridades judiciais, será escolhida a medida de coação. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?