NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Uma alegada violação foi denunciada nas redes sociais e suscitou queixa na PSP. Nas redes sociais, várias pessoas publicaram denúncias de assédio no meio do jazz e da música - até contra menores.
Esta semana, um pianista de jazz foi denunciado por violação nas redes sociais. Esse relato fez com que se sucedessem vários outros, que englobam não só o jazz mas todo o mundo da música, de acordo com quem avançou com as revelações nas redes sociais.
O pianista João Pedro Coelho foi denunciado por uma violação que terá alegadamente ocorrido em maio de 2023. Nas redes sociais, referiu "a falsidade da mesma [denúncia]" e que queria "reclamar a minha total inocência". "Para reposição da verdade, e reparação da ofensa ao meu bom nome, e dos danos morais e materiais já causados à minha reputação pessoal e profissional, usarei os meios legais que estão ao meu alcance", lê-se num post publicado no Instagram.
A primeira denúncia surgiu por parte de Liliana Cunha, através de um post no Instagram, em que afirmou que o pianista continuava a sujeitar mais mulheres aos mesmos abusos. Noutros vídeos entretanto publicados, relatou ter recebido mais denúncias de assédio relacionadas com o pianista, e no último, gravado após João Pedro Coelho ter publicado o seu comunicado, lamentou a "negação dos factos de cariz sexual".
João Pedro Coelho foi professor no Hot Clube, em Lisboa. Na conta oficial de Instagram, o organismo referiu que o pianista de jazz foi professor até 2022/23 e que "o caso reportado não está relacionado com a nossa instituição". "Foram identificadas duas situações de assédio no passado ano lectivo de 2021/22 que originaram uma reacção pronta por parte da Direcção no apuramento de responsabilidades, tendo levado ao afastamento dos professores em causa" e à criação de um código de conduta, um gabinete de apoio ao aluno e um canal de denúncia. Além disso, o Hot Clube diz não ter conhecimento de mais queixas ou denúncias.
Contudo, nas redes sucedem-se os relatos de assédio e abuso no meio do jazz, alguns contra professores e com vítimas menores, espoletados pela primeira denúncia.
Foi entregue uma queixa na PSP relativa à denúncia de violação contra João Pedro Coelho.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.