Sábado – Pense por si

Passos Coelho rejeitou carta de Salgado para beneficiar Rioforte

Alexandre R. Malhado , Carlos Rodrigues Lima 15 de julho de 2020 às 07:00

No dia 7 de abril de 2014, Salgado pediu ao então primeiro-ministro para reverter uma decisão do Banco de Portugal. Acusação conta o momento.

O Espírito Santo International (ESI) precisava de dinheiro para não incumprir o reembolso da sua dívida. De acordo com a acusação do caso BES, a que a SÁBADO teve acesso, Ricardo Salgado, José Manuel Espírito Santo e Manuel Fernando Espírito Santo tinham um plano: alimentar as necessidades de capital da ESI colocando a dívida da Rioforte (outra entidade da área não financeira do GES) junto dos clientes de retalho do Grupo BES. Problema: o Banco de Portugal não deixou — e tiveram de bater à porta do Governo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.