Partido quer saber que "medidas preventivas pretende o Governo encetar" e prometeu ainda "dar entrada de uma série de iniciativas legislativas".
O partidoPAN- Pessoas-Animais-Natureza pediu esclarecimentos aoMinistério da Administração Interna(MAI) sobre o programa Universidade Segura, após os atos violentos que provocaram morte de dois jovens, entre eles o cabo-verdiano Giovani, no final de 2019.
Em comunicado, o PAN diz que "endereçou um pedido de esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna relativamente ao Programa Universidade Segura, nomeadamente sobre as áreas de atuação, ações desenvolvidas, se está previsto o seu alargamento e quais as principais dificuldades apontadas pelos agentes e responsáveis na sua operacionalização".
De acordo com a mesma nota, o partido questionou também o Executivo de António Costa sobre o número de casos de criminalidade violenta juvenil registados desde 2016, altura em que um jovem estudante da Universidade do Porto foi vítima.
O PAN quis saber também que "medidas preventivas pretende o Governo encetar nesta matéria".
Neste âmbito, o partido promete ainda "dar entrada de uma série de iniciativas legislativas".
Ainda na mesma nota, o PAN referiu que, ao longo dos últimos anos, "vários têm sido os alertas dos diretores de Instituições de Ensino Superior relativamente às situações de insegurança vivenciadas no contexto académico".
O partido recorda que "foram registadas 13981 participações relacionadas com a criminalidade violenta e grave em 2018, segundo o último Relatório Anual de Segurança Interna publicado".
Faro, Lisboa, Porto e Setúbal foram os distritos com maior expressão, lembrou.
"Estas situações fazem-nos sentir uma grande preocupação e revolta e manifestamos o nosso pesar e consternação. É urgente saber o que pretende o Governo fazer face a estas situações, nomeadamente no que concerne à prevenção de situações futuras e à perceção de insegurança que se vivencia nestes contextos", questiona a deputada do PAN Bebiana Cunha, citada no comunicado.
A deputada esteve presente este sábado na vigília de homenagem ao cabo-verdiano Luís Giovani, que decorreu à tarde junto à Estação da Trindade, no Porto.
Esta foi uma das iniciativas que decorreram em várias cidades de Portugal e no estrangeiro, de homenagem ao jovem cabo-verdiano, mas também contra a violência.
O Grupo Parlamentar do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) apresentou um voto de pesar pela morte violenta de dois jovens, no final de 2019, Pedro Fonseca, 24 anos, e Giovani dos Santos, 21 anos.
PAN pede esclarecimentos ao MAI sobre delinquência juvenil após morte de jovens
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.