Sábado – Pense por si

Os combatentes portugueses do Estado Islâmico

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 02 de maio de 2015 às 00:00

O envolvimento no rapto do britânico John Cantlie e o rasto de dinheiro que passou por Lisboa são algumas revelações do livro do jornalista da SÁBADO

"Bastaram três parágrafos num documento com 413 páginas para revelar uma realidade que estava na ordem do dia em vários países europeus mas que até então tinha passado ao lado da sociedade portuguesa: havia cidadãos nacionais a combater na Síria. Fosse em forças apoiadas pela União Europeia ou em grupos rebeldes já então classificados como organizações terroristas. Divulgado a 28 de Março de 2014, o documento não mencionava um dado importante: essa realidade era já do conhecimento das autoridades portuguesas há mais de um ano e meio. A decisão de a divulgar teve por objectivo chamar a atenção da sociedade portuguesa para o fenómeno – e, em última instância, preveni-lo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.