Sábado – Pense por si

Operação Picoas: MP pede libertação de Armando Pereira com caução de 10 milhões

Jornal de Negócios 24 de outubro de 2023 às 18:59
As mais lidas

Armando Pereira, cofundador da Altice, está em prisão domiciliária desde julho, mas o Ministério Público pede agora que possa ser libertado com o pagamento de uma caução, alegando que tem hoje menor capacidade de influência na operadora.

O Ministério Público (MP) quer que a medida de coação aplicada a Armando Pereira, cofundador da Altice que está em prisão domiciliária desde julho, seja trocada por uma caução de 10 milhões de euros. A notícia foi avançada ontem pela Visão, com base em fontes judiciais, e esta terça-feira, também peloExpresso, que cita um despacho do Ministério Público (MP). 

Armando Pereira
Armando Pereira

Segundo o documento, o MP considera que a "capacidade de influência" de Pereira no grupo de telecomunicações é agora menor e que o risco de continuação da atividade criminosa  está "mais mitigado" devido ao "afastamento de muitos dos intervenientes em investigação e com a apertada vigilância que a contratação passou a ter, nomeadamente por parte do sócio maioritário Patrick Drahi".

Quanto ao risco de fuga - um dos motivos que levou à aplicação da medida de coação de prisão domiciliária no final de julho -, o Ministério Público defende que a possibilidade de perder 10 milhões de euros "poderá ter uma eficácia equivalente". Isto apesar de o empresário ter à sua disposição um helicóptero.

O despacho em causa, escreve o Expresso, destaca que Drahi se mostrava há vários anos contra a contratação de sociedades detidas por Hernâni Antunes.

Recorde-se que, em finais de julho, o MP pedia prisão domiciliária ou, em substituição, uma caução de 10 milhões de euros para Armando Pereira e prisão preventiva para Hernâni Vaz Antunes, os dois principais arguidos da Operação Picoas, que revelou um alegado esquema financeiro em torno da Altice, detentora da antiga PT, que terá lesado o Estado e o grupo empresarial em centenas de milhões de euros. 

Na altura, o juiz acabou por fixar a medida de prisão domiciliária para ambos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!