Sábado – Pense por si

O grande quiz dos contratos com dinheiro público: entre e teste os conhecimentos

O caso do altar-palco e das buscas recentes da polícia na Câmara de Lisboa têm na origem um pecado idêntico: falhas graves na contratação de entidades privadas com dinheiro público. Em nove perguntas com casos reais testamos se o leitor conhece esta realidade turva.

O altar-palco de 4,2 milhões de euros e as adjudicações de quase 100 mil euros ao histórico autarca socialista Joaquim Morão são os dois casos mediáticos mais recentes numa longa lista de casos que têm uma raiz comum: um contrato público. Em Portugal, as fintas às regras da contratação pública – já dissecadas num trabalho da SÁBADO em 2018 – são frequentes.

A ideia da contratação pública é recorrer o mínimo possível aos ajustes diretos acima de determinados limites legais, para fomentar a concorrência e preços mais baixos. A realidade, contudo, é outra – não só na forma de contratar usando dinheiro público, mas na de divulgar o que se faz.

Fontes para a informação nas perguntas:SÁBADO,Público,Jornal de Notícias,Observador

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.