Sábado – Pense por si

Morreu antigo dirigente do PCP Jorge Araújo

Jorge Araújo foi membro da Direcção da Organização Regional do Norte do PCP de abril de 1974 a 1976, ano em que foi eleito para o Comité Central do PCP, órgão que integrou até 1996.

O antigo dirigente comunista Jorge Araújo morreu aos 87 anos, segundo uma nota divulgada esta segunda-feira pelo PCP.

Na nota, os comunistas recordam Joaquim Jorge Alves de Araújo, nascido em Vila Nova de Famalicão em setembro de 1936 e membro do partido desde 1957.

Jorge Araújo foi membro da Direcção da Organização Regional do Norte do PCP de abril de 1974 a 1976, ano em que foi eleito para o Comité Central do PCP, órgão que integrou até 1996. Foi membro do Secretariado de 1976 a 1990 e da Comissão Política de 1983 a 1992, refere a nota.

"Preso pela primeira vez ainda enquanto estudante da Faculdade de Direito de Coimbra em 1958, passou 12 anos da sua vida nas cadeias fascistas. Na sequência de uma terceira prisão em 1962, da qual se evadiu três meses passados, passou à vida clandestina nesse mesmo ano. Já nessa condição em 1963 foi preso e condenado tendo cumprido dez anos de prisão", lê-se ainda na nota dos comunistas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.