O primeiro-ministro e o presidente da Câmara de Lisboa falaram depois da reunião do Conselho de Ministros. Aos jornalistas, Montenegro corrigiu o número de mortos para 16, contrariando os dados iniciais da Proteção Civil.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, falaram esta quinta-feira aos jornalistas depois de terem participado na reunião de Conselho de Ministros e após o descarrilamento do Elevador da Glória, na tarde de ontem. Numa comunicação ao País, Moedas começou por avançarque pediu uma auditoria externa e interna à Carris. "A cidade prisa de respostas."
Moedas e Montenegro falam depois do Conselho de Ministros sobre acidente do Elevador da GlóriaTIAGO PETINGA/LUSA
O autarca lamentou o sucedido e afirmou que as autoridades estão a "recolher informações para apurar responsabilidades". Além disso, referiu que "uma vistoria imediata está a ser feita" aos restantes funiculares. "Só irão funcionar depois desta",declarou.
Já Montenegro apanhou os portugueses de surpresa ao anunciar que as entidades de saúde confirmaram a morte de 16 pessoase não de 17, como havia sido avançado na manhã desta quarta-feira. Imediatamente após as suas declarações, a Proteção Civil admitiu o lapso e justificou que se tratou de uma "duplicação de um registo".
"Com base nas fontes disponíveis foi informado o falecimento de duas vitimas, durante esta noite, nos hospitais. Esta informação não está correta, tendo-se apurado uma duplicação de um registo, pelo que se corrige e esclarece que faleceu uma pessoa esta noite no Hospital de São José, havendo assim a lamentar 16 vitimas mortais e não 17 como informado esta manha", lê-se numa nota enviada às redações.
O primeiro-ministro informou ainda que "a TAP já se disponibilizou para prestar todo o apoio, quer no transporte para território nacional de familiares de cidadãos nacionais ou estrangeiros que se encontrem fora do nosso País, quer para repatriar feridos e transladar os corpos das vítimas mortais". Já o Insituto dos Registos e do Notariado (IRN), "vai disponibilizar uma equipa em Lisboa para poder acelerar os registos de óbito e garantir um atendimento prioritário".
Montenegro aproveitou também para lamentar todo este "terrível acidente", que classificou como "uma maiores tragédias humanas da nossa história recente" e agradeceu a "resposta rápida das autoridades" que "permitiu salvar vidas". Além disso, anunciou que "mais logo serão dados todos os detalhes das diligências efetuadas".
Carlos Moedas foi convidado por Montenegro a participar da reunião semanal do Governo, na sequência do grave acidente que afetou a capital portuguesa. Entre as vítimas mortais e feridos há turistas de, pelo menos, 10 nacionalidades.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
No Estado do Minnesota, nos EUA, na última semana, mais um ataque civil a civis — desta vez à escola católica Annunciation, em Minneapolis, durante a missa da manhã, no dia de regresso às aulas.