Entre os 21 feridos está uma criança de três anos.
A Proteção Civil fez esta quinta-feira um balanço do acidente que ocorreu ontem no Elevador da Glória. Segundo a diretora da Proteção Civil Margarida Castro Martins, o episódio envolveu um total de 38 pessoas: fez 17 vítimas mortais e 21 feridos. Mais tarde, já por volta da hora de almoço, depois do primeiro-ministro ter falado ao País, a Proteção Civil corrigiu o número de vítimas mortais para 16. "Tendo-se apurado uma duplicação de um registo, pelo que se corrige e esclarece que faleceu uma pessoa esta noite no Hospital de São José, havendo assim a lamentar 16 vitimas mortais e não 17 como informado esta manhã", refere uma nota enviada às redações.
Acidente no Elevador da Glória: 17 mortos e 21 feridosVasco Cândido/CMTV
Entre as vítimas mortais há oito mulheres e sete homens "todos adultos", o que significa que por apurar ficou o sexo de uma pessoa.
Segundo Margarida Castro Martins, há estrangeiros na lista de mortos a lamentar. A nacionalidade não foi, no entanto, apurada, cabendo esta "competência ao Ministério Público".
Relativamente aos feridos, sabe-se que cinco estão em estado grave. Entre as 21 pessoas que ficaram feridas estão 12 mulheres e 7 homens "com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos". Segundo Margarida Martins, há ainda uma "criança de três anos".
A Proteção Civil dá também conta que há quatro portugueses entre os feridos. Na lista estão também dois alemães, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadiano, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino. "Faltam apurar a nacionalidade de quatro feridos", respondeu Margarida Castro Martins.
O acidente deu-se por volta das 18h de quarta-feira no Elevador da Glória e segundo a diretora da Proteção Civil os trabalhos de socorro acabaram pelas 23h30 do mesmo dia.
Notícia atualizada às 13h42 com a indicação de que afinal as vítimas mortais são 16 e não 17.
Número de mortos em acidente no Elevador da Glória sobe para 16. Há quatro portugueses entre os feridos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
No Estado do Minnesota, nos EUA, na última semana, mais um ataque civil a civis — desta vez à escola católica Annunciation, em Minneapolis, durante a missa da manhã, no dia de regresso às aulas.