NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Dois espanhóis ficaram feridos no descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, mas já tiveram alta, disse esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, que transmitiu ao homólogo português solidariedade e disponibilidade para o que for necessário.
Ministro Jose Manuel AlbaresJuan Carlos Rojas/picture-alliance/dpa/AP Images
O ministro Jose Manuel Albares acrescentou que não há informação de espanhóis entre as vítimas mortais no acidente de quarta-feira, em que morreram 17 pessoas, segundo o balanço mais recente.
Albares, que falava em Madrid, num encontro com meios de comunicação social estrangeiros acreditados em Espanha, incluindo a Lusa, revelou que falou na quarta-feira com o homólogo português, Paulo Rangel, a quem manifestou "toda a solidariedade e as condolências" do Governo espanhol, assim como disponibilidade para colaborar no que for eventualmente necessário.
"Sentimos este acidente como algo que nos toca de muito perto", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Espanha, que realçou que Portugal "é um país irmão" e os laços que unem os dois Estados.
Albares publicou também uma mensagem na rede social X, na quarta-feira à noite, em português, em que manifestou "condolências às famílias das vítimas do trágico acidente" em Lisboa, assim como "solidariedade com o povo português nestes tempos difíceis".
Também o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, manifestou na quarta-feira, na rede social X, consternação com "o terrível acidente" e expressou "solidariedade para as famílias das vítimas e para o povo português neste momento difícil".
O acidente causou 17 mortos, disse hoje a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins.
Segundo a responsável, das 38 pessoas afetadas pelo acidente, 15 morreram na quarta-feira e 23 foram transportadas ou deslocaram-se por meios próprios para hospitais, duas das quais acabaram por morrer durante a noite.
Há agora a registar 17 mortos e 21 feridos.
Os feridos, 12 mulheres e sete homens, são de pelo menos 10 nacionalidades diferentes: quatro de nacionalidade portuguesa, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadiano, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino, havendo quatro feridos cujas nacionalidades não estão ainda identificadas.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na quarta-feira, ao final da tarde.
O Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira.
O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.