NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Dois espanhóis ficaram feridos no descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, mas já tiveram alta, disse esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, que transmitiu ao homólogo português solidariedade e disponibilidade para o que for necessário.
Ministro Jose Manuel AlbaresJuan Carlos Rojas/picture-alliance/dpa/AP Images
O ministro Jose Manuel Albares acrescentou que não há informação de espanhóis entre as vítimas mortais no acidente de quarta-feira, em que morreram 17 pessoas, segundo o balanço mais recente.
Albares, que falava em Madrid, num encontro com meios de comunicação social estrangeiros acreditados em Espanha, incluindo a Lusa, revelou que falou na quarta-feira com o homólogo português, Paulo Rangel, a quem manifestou "toda a solidariedade e as condolências" do Governo espanhol, assim como disponibilidade para colaborar no que for eventualmente necessário.
"Sentimos este acidente como algo que nos toca de muito perto", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Espanha, que realçou que Portugal "é um país irmão" e os laços que unem os dois Estados.
Albares publicou também uma mensagem na rede social X, na quarta-feira à noite, em português, em que manifestou "condolências às famílias das vítimas do trágico acidente" em Lisboa, assim como "solidariedade com o povo português nestes tempos difíceis".
Também o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, manifestou na quarta-feira, na rede social X, consternação com "o terrível acidente" e expressou "solidariedade para as famílias das vítimas e para o povo português neste momento difícil".
O acidente causou 17 mortos, disse hoje a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins.
Segundo a responsável, das 38 pessoas afetadas pelo acidente, 15 morreram na quarta-feira e 23 foram transportadas ou deslocaram-se por meios próprios para hospitais, duas das quais acabaram por morrer durante a noite.
Há agora a registar 17 mortos e 21 feridos.
Os feridos, 12 mulheres e sete homens, são de pelo menos 10 nacionalidades diferentes: quatro de nacionalidade portuguesa, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadiano, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino, havendo quatro feridos cujas nacionalidades não estão ainda identificadas.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na quarta-feira, ao final da tarde.
O Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira.
O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Até pode ser bom obrigar os políticos a fazerem reformas, ainda para mais com a instabilidade política em que vivemos. E as ideias vêm lá de fora, e como o que vem lá de fora costuma ter muita consideração, pode ser que tenha também muita razão.
Os magistrados não podem exercer funções em espaços onde não lhes sejam asseguradas as mais elementares condições de segurança. É imperioso que existam vigilantes, detetores de metais e gabinetes próprios para o atendimento ao público, inquirições e interrogatórios.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).