Ministro das Finanças revela que governo vai injetar mais mil milhões na TAP

Ministro das Finanças revela que governo vai injetar mais mil milhões na TAP
Helena Garrido 29 de setembro de 2021
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 20 a 26 de janeiro
As mais lidas

Em entrevista à jornalista Helena Garrido, João Leão adiantou que verba estará prevista no próximo Orçamento do Estado. O homem forte das Finanças confirmou que "alívio" no IRS está a ser negociado.

O ministro das Finanças revelou, em entrevista à SÁBADO que será publicada esta quinta-feira, que a TAP vai custar mais mil milhões de euros aos contribuintes no próximo Orçamento do Estado. No total, a crise na transportadora vais custar dois mil milhões de euros ao Estado, tendo em conta o valor já injetado. João Leão confirmou ainda que o governo está a negociar um "alívio" no IRS, não concretizando, porém, como é que o mesmo se irá refletir.

A carregar o vídeo ...
A TAP corre o risco de ser outro Novo Banco? Quanto é que prevê para 2022?
No Programa de Estabilidade já prevíamos cerca de mil milhões de euros para o ano, 990 milhões de euros [face a 970 milhões este ano].

São 2 mil milhões de euros no total?
Sim. A parte para injeção na TAP termina no próximo ano. Nem a Comissão Europeia, nem a direção-geral da concorrência autorizariam mais transferências.

O plano de reestruturação não está aprovado. Há algum risco?
Não vemos nenhuma razão para que não seja aprovado.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais