Sábado – Pense por si

Ministério Público: "Há um assalto do poder político à justiça"

Cátia Andrea Costa 19 de dezembro de 2018 às 07:00

Governo e PS garantem que a revisão do Conselho Superior do Ministério Público não está em causa, enquanto o PSD não desiste da sua nova bandeira. Sindicato do MP não acredita nas palavras governamentais e diz que "há medidas ainda mais gravosas que estão escondidas".

"Uma justiça autónoma e independente incomoda muita gente". O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), António Ventinhas, não tem dúvidas que "há um plano em andamento" para fazer profundas alterações aos estatutos do MP e nem o recuo de PS e Governo, isolando o PSD de Rui Rio na luta por alterações ao Conselho Superior dos magistrados, acalma as suas preocupações. Em declarações à SÁBADO, o magistrado explicou o impacto de tal mudança, porque não acredita na palavra do Executivo e por temer que as decisões já estejam a ser trabalhadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.