Centenas de pessoas prestaram uma última homenagem a Maria Barroso, antiga actriz e uma das fundadoras do PS, cujo corpo está em câmara ardente no Colégio Moderno
Centenas de pessoas aguardam para prestar uma última homenagem a Maria Barroso, antiga actriz e uma das fundadoras do PS, cujo corpo está em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, instituição que dirigiu durante muitos anos.
Maria de Jesus Barroso morreu na madrugada de dia 7, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de Junho, após uma queda.
O corpo foi esta tarde levado, cerca das 17h, para o Colégio, hoje com as bandeiras a meia haste, e era aguardado nomeadamente por familiares. Mário Soares, antigo Presidente da República e marido de Maria Barroso, chegou cerca das 17h30.
Com o velório marcado para ter início às 18h, as portas do Colégio abriram um pouco antes, mas cerca das 20h tinha muitos metros a fila de pessoas que aguardavam vez para chegar junto da urna.
Sem esperas na fila, as figuras mais conhecidas, muitas, da política mas também das artes, entraram directamente, algumas demorando poucos minutos, outras mais tempo dentro do Colégio, onde os jornalistas não entraram por pedido da família.
Mas entraram muitos outros, nas primeiras duas horas, de Freitas do Amaral a Almeida Santos, de Guilherme d'Oliveira Martins a Carlos Monjardino, de Jorge Sampaio a Adriano Moreira e Maria Cavaco Silva.
Também estiveram presentes actores e actrizes, o secretário de Estado da Cultura, a presidente do Parlamento, a procuradora-geral da República e o presidente do Tribunal Constitucional.
Num ambiente solene e de silêncio, a rua do Colégio encheu-se de carros de onde saíram familiares, mas sobretudo amigos e também muitas flores, dezenas de arranjos.
Tudo escrutinado pela imprensa, a quem uns recusaram uma declaração e a quem outros falaram, da actriz, da combatente contra a ditadura do Estado Novo, da mulher do Presidente, da mulher de causas humanitárias.
O corpo de Maria Barroso ficará em câmara ardente no Colégio, até quarta-feira, realizando-se o funeral a partir das 11h, com a missa que antecede a partida para o cemitério dos Prazeres, também em Lisboa.
Maria Barroso: Centenas de pessoas à espera para última homenagem
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.