Marcelo Rebelo de Sousa assinala data de nascimento de Mário Soares
Antigo Chefe de Estado faria hoje 100 anos.
Antigo Chefe de Estado faria hoje 100 anos.
Em 2024, 13 especialistas apresentaram a demissão. A saída deveu-se, na altura, ao regresso de dois médicos que denunciaram más práticas no serviço, que depois de investigadas não se confirmaram.
Proíbem a captação de imagens dos filhos em momentos festivos, temendo que cheguem às redes sociais. Professores pedem que reconsiderem, psicólogos alertam para os efeitos de exclusão nos alunos visados e especialistas em segurança digital sugerem que estes apareçam, mas de costas.
O ano 2025 promete mais negócios com empresas estratégicas, como a TAP, a companhia aérea açoriana, vários bancos e um hospital. Na gigante EDP tem havido movimentações para uma fusão com um parceiro estrangeiro.
Há cada vez mais raparigas a terem a menstruação antes dos 11 anos. Na maioria dos casos é impossível perceber porquê, mas o fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Problema: um início precoce tem impacto, rouba tempo de brincadeira e aumenta o risco de doenças.
Um conjunto de medicamentos e tratamentos revolucionários prometem acabar com os calores, as insónias, o mau humor e os efeitos na saúde mental associados à menopausa. Saiba ainda como prolongar a fertilidade e que alimentos deve comer e evitar.
As nomeações partidárias, os “jobs for the boys” e a apropriação do dinheiro da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa são práticas que duram ali há quase 200 anos, explica a historiadora.
A Santa Casa da Misericórdia que não é uma Misericórdia há 190 anos, o governo que nomeia dirigentes desde 1834, as crises financeiras recorrentes, a política e os privados que se apropriam dos seus fundos - e o mito de que os lucros dos "jogos sociais" vão todos para a obra social.
A decisão de exonerar a mesa segue-se a problemas financeiros e orçamentais que foram identificados pela provedora Ana Jorge, que estava no cargo há menos de um ano. Atual gestão pediu auditoria ao negócio da internacionalização e análise ao Tribunal de Contas.
Eleições Europeias ocorrem a 9 de junho e já quase todos os partidos revelaram quem serão os cabeças de lista. Na segunda-feira, a surpresa foi para Sebastião Bugalho (AD) e Marta Temido (PS).
Privaram com a família real britânica e com Salazar – de quem um deles foi ministro. Foram acionistas da Fidelidade, administradores do BES e do Banco de Portugal. Mas também houve um arquiteto rebelde, preso pela PIDE.
Especialistas indicam o plano alimentar ideal para cada fase da vida e os benefícios de centenas de alimentos. O atum preserva a memória na velhice, o gengibre baixa a tensão nos adultos, o marisco protege o sistema imunitário na meia-idade e os laticínios previnem a osteoporose logo na adolescência.
... revelam-se perigosos. As influencers apostam em práticas mais suaves, a rondar os 400 euros por três dias e esgotam as vagas em horas. A procura vem das seguidoras.
São muito eficazes, mas têm dois custos. Um é o preço, os injetáveis são caros e não estão comparticipados. Outro são os efeitos secundários. Há pessoas que abandonam a medicação porque passam dias inteiros maldispostas ou a vomitar. Há quem não consiga levantar-se da cama por causa das tonturas e até relatos de pensamentos suicidas associados à toma. Estes fármacos estão indicados para pessoas com excesso de peso e obesidade, mas há muita gente a fazê-los só por vaidade, sem que existam estudos que provem que são seguros quando não há doença.
No meio da crise no SNS são cada vez mais as pessoas empurradas para o privado. Os grandes grupos competem com o público até nos tratamentos mais complexos e têm cada vez mais médicos em exclusividade. Mais escolha tem um preço: os portugueses são dos que mais pagam do seu bolso em saúde.
Ana Jorge “já teve de dizer não a muita coisa” desde que chegou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em crise. A provedora espera ter lucros este ano e joga à defesa sobre o efeito viciante das raspadinhas: “As pessoas deixariam de jogar se não houvesse raspadinhas?”