"Heróis da emergência médica passavam os seus dias a salvar doentes e vítimas de acidentes", frisou o Presidente da República.
O Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje "sentidas condolências" às famílias das quatro vítimas da queda de helicóptero doINEM, no sábado, em Valongo, distrito do Porto, bem como ao Instituto Nacional de Emergência Médica.
"Em seu nome pessoal e de todos os Portugueses, o Presidente da República apresenta sentidas condolências às famílias das vítimas da queda de helicóptero do INEM, bem como ao Instituto Nacional de Emergência Médica", refere uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na internet.
"É particularmente trágico que estes heróis da emergência médica, que passavam os seus dias a salvar doentes e vítimas de acidentes, tenham eles próprios perecido desta forma", acrescentou a nota da presidência.
Na mesma nota, é referido que o Presidente da República esteve em contacto durante a madrugada com o presidente do INEM e "coordenará com o Governo a justa homenagem a estes profissionais dedicados."
Os quatro ocupantes de um helicóptero de emergência médica que desapareceu no sábado, dois pilotos, um médico e um enfermeiro, morreram, na sequência da queda da aeronave na serra de Santa Justa, Valongo.
A informação foi confirmada num 'briefing' realizado hoje de madrugada em Couce (concelho de Valongo, distrito do Porto), onde o comandante distrital da Protecção Civil, Carlos Alves, referiu que os corpos das quatro vítimas foram encontrados 700 metros a sul da capela da Santa Justa, em Valongo.
Neste segundo 'briefing' realizado durante a madrugada, Carlos Alves informou terem sido "encontrados os destroços do helicóptero, com os quatro corpos sem vida, dois juntos à aeronave e outros dois mais afastados".
O responsável explicou que a situação "foi reportada cerca das 20:15 e, às 20:35, ainda sem saber a localização", foram enviados os meios para o terreno.
O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que no sábado desapareceu dos radares na zona de Valongo, com quatro ocupantes, iniciou às 15:13 o transporte de uma mulher de 76 anos, com problemas cardíacos graves, segundo o instituto.
"O transporte teve início às 15:13, altura em que o helicóptero levantou voo da sua base para o hospital de origem do doente, tendo o mesmo sido entregue aos cuidados das equipas médicas do Hospital de Santo António cerca das 18:10", acrescentou o INEM.
No regresso à base, em Macedo de Cavaleiros (distrito de Bragança), "o último registo do helicóptero terá ocorrido pelas 18:30".
Marcelo envia condolências ao INEM e familiares das vítimas de queda de helicóptero
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"