Técnicos do INEM rejeitam críticas e dizem que sempre estiveram "na linha da frente"
Presidente do INEM fez criticas à postura dos técnicos durante a greve de 2024, que considerou ter tido uma "vertente ética e deontológica gravíssima".
Presidente do INEM fez criticas à postura dos técnicos durante a greve de 2024, que considerou ter tido uma "vertente ética e deontológica gravíssima".
Organismo irá sofrer alterações a partir do próximo ano: ao que tudo indica deixará de ter ambulâncias e de receber chamadas. À SÁBADO o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar critica estas decisões.
Rui Lázaro garante que na emergência médica ninguém deve ser deixado para trás.
Tem acontecido sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa.
O mandato de Ana Paula Martins pode estar no fim da linha. A ministra soma várias polémicas e muitos consideram que não tem condições para continuar.
O médico substitui o militar Sérgio Janeiro que estava no cargo desde julho de 2024, anunciou o Ministério da Saúde.
A demissão ocorreu na sequência de uma reunião entre Sérgio Janeiro e Ana Paula Martins.
IGAS concluiu que a morte de um homem em Mogadouro, durante a greve do INEM, poderá estar relacionada com o atraso no atendimento pelo CODU.
Notícia surge depois da IGAS ter encontrado “indício disciplinar na atuação de um médico regulador do CODU do Porto”.
"Perante a gravidade da situação e a ausência de reformas estruturais, reitera-se publicamente o pedido de demissão do Presidente do Conselho Diretivo do INEM ", refere a ANTEM.
De acordo com os procedimentos concursais com proposta de designação da CReSAP, cabe ao membro do Governo, no prazo máximo de 45 dias a contar da data de recebimento da proposta, proceder à designação de um dos candidatos.
Novos técnicos já assinaram o contrato e tiraram "as medidas para o fardamento". A formação arranca no dia 21.
"O problema na saúde é de pessoas, é de equipas, e isso é responsabilidade do Governo, mas é também de políticas", afirmou o líder do PS.
Temido disse-se “estupefacta” com o estado da casa, Pizarro desautorizou o anterior presidente. Montenegro quis alguém de dentro. Histórias da rutura: decisões adiadas e guerras políticas.
Sérgio Janeiro foi ouvido na Comissão de Saúde, a pedido do PS e do Chega sobre a situação do INEM, nomeadamente a gestão das greves que estão a ser associadas à morte de 11 pessoas.
A falta de profissionais, o problema dos serviços mínimos e novas contratações são temas com que Sérgio Dias Janeiro pode ser confrontado.