
Associação de Emergência Médica pede demissão do presidente do INEM
"Perante a gravidade da situação e a ausência de reformas estruturais, reitera-se publicamente o pedido de demissão do Presidente do Conselho Diretivo do INEM ", refere a ANTEM.
"Perante a gravidade da situação e a ausência de reformas estruturais, reitera-se publicamente o pedido de demissão do Presidente do Conselho Diretivo do INEM ", refere a ANTEM.
De acordo com os procedimentos concursais com proposta de designação da CReSAP, cabe ao membro do Governo, no prazo máximo de 45 dias a contar da data de recebimento da proposta, proceder à designação de um dos candidatos.
Novos técnicos já assinaram o contrato e tiraram "as medidas para o fardamento". A formação arranca no dia 21.
"O problema na saúde é de pessoas, é de equipas, e isso é responsabilidade do Governo, mas é também de políticas", afirmou o líder do PS.
Temido disse-se “estupefacta” com o estado da casa, Pizarro desautorizou o anterior presidente. Montenegro quis alguém de dentro. Histórias da rutura: decisões adiadas e guerras políticas.
Sérgio Janeiro foi ouvido na Comissão de Saúde, a pedido do PS e do Chega sobre a situação do INEM, nomeadamente a gestão das greves que estão a ser associadas à morte de 11 pessoas.
A falta de profissionais, o problema dos serviços mínimos e novas contratações são temas com que Sérgio Dias Janeiro pode ser confrontado.
Rita Garcia Pereira explica que a escolha dos técnicos que iriam cumprir os serviços mínimos não poderia ter sido feita apenas três minutos antes do início do turno, mas defende que não se pode considerar um caso de intimidação por parte das chefias no INEM.
O ex-governante disse que nas consultas efetuadas ao mercado, o Governo e o INEM estavam convencidos de que o aumento (+60% do valor) que já tinha sido autorizado "era suficiente" para encontrar alguma empresa, mas que o resultado do concurso de janeiro mostrou o contrário.
Luis Meira entende ainda que esta decisão vem confirmar que o anterior conselho de administração foi forçado a "tomar uma decisão muito difícil e teve a coragem que faltou à senhora ministra da Saúde".
Anterior administração "apresentou insistentemente soluções" para um novo concurso público internacional destinado a assegurar o serviço de helicópteros de emergência médica, aponta o PS.
Rui Lázaro considera que a saída ao fim de nove dias de Vítor Almeida "pode afetar a imagem do INEM". Por isso defende a "necessidade de avançar com novas medidas".
Antigo presidente do INEM Vítor Almeida terá imposto condições ao Ministério da Saúde que não foram acolhidas.
Na nota hoje divulgada, o Ministério da Saúde diz que, perante o recuo de Vitor Almeida, decidiu nomear o médico Sérgio Agostinho Dias Janeiro, em regime de substituição por 60 dias, por vacatura do cargo.
Médico terá imposto condições que não foram aceites pelo Ministério da Saúde.
Luís Meira apresentou, na segunda-feira, a demissão à ministra da Saúde. Em causa estava a não abertura por parte do INEM de concurso público à aquisição de quatro helicópteros de emergência médica.