O Presidente da República e o primeiro-ministro são os convidados especiais da festa da Rádio Alfa, nos arredores da capital francesa, que atrai milhares de emigrantes. O fadista Carlos do Carmo também estará presente
O Presidente da República e o primeiro-ministro juntam-se, este domingo, à festa da Rádio Alfa, nos arredores da capital francesa, no dia em que terminam as comemorações do Dia de Portugal com a comunidade portuguesa em Paris.
A Rádio Alfa, antena da emigração portuguesa em Paris, foi para o ar pela primeira vez em Outubro de 1987. A sua festa anual - que no ano passado contou com a presença de António Costa, na altura candidato a primeiro-ministro - atrai milhares de pessoas, mesmo com entrada paga, que custa 17 euros.
A chegada de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa a esta festa, no município de Créteil, a sudeste de Paris, está prevista para as 13h00.
No sábado, o Presidente da República e o primeiro-ministro já estiveram em Créteil para a inauguração de uma rotunda com o nome de Armando Lopes, presidente da Rádio Alfa, onde encontraram o fadista Carlos do Carmo.
Nessa ocasião, ficaram a saber que Carlos do Carmo também iria estar este domingo na "maior festa da emigração que se realiza na Europa", segundo Armando Lopes.
"Então, tem de falar", começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa, dirigindo-se para o fadista. "Não, cantar", emendou António Costa, ao que o Presidente sugeriu: "Falar cantando".
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estão em Paris, com um programa totalmente conjunto, desde a tarde de sexta-feira, para uma celebração inédita do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O programa de domingo começa com uma visita à delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris. Depois, o chefe de Estado deverá ir, a título privado, à missa de domingo no Santuário de Nossa Senhora de Fátima Maria Medianeira, conhecida como a igreja dos portugueses em Paris.
Antes de regressarem a Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa vão ainda visitar uma exposição sobre a arquitetura portuguesa a partir dos anos 60 e a exposição do pintor Amadeo de Souza-Cardoso que está no Grand-Palais.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.