O incêndio de Arouca é o que mais preocupa autoridades. A Proteção Civil apela a que não se "use o fogo" para evitar ignição de mais incêndios.
Mais de metade dos incêndios registados em todo o país entre o início de segunda-feira começaram durante a noite, informou o comandante Mário Silvestre da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em conferência de imprensa esta terça-feira.
ESTELA SILVA/LUSA
Segundo o comandante Mário Silvestre, "50,8% das ocorrências nestes dois dias e até ao momento são ocorrências noturnas". Na segunda-feira, foram registadas 124 ocorrências e, entre as 0h00 e as 11h00 de hoje mais 51 ocorrências. O comandante da ANEPC insistiu para que as pessoas "não usem o fogo".
Mário Silvestre acrescentou que, neste momento, cerca das 12h00, o fogo que causa mais preocupação é o de Arouca, estando a situação dos de Lindoso/Ponte da Barca e de Penamacor "bastante controlada".
No caso de Arouca, no distrito de Aveiro, o fogo que resultou de "três ocorrências consecutivas", tendo o dispositivo respondido às duas primeiras com "uma eficácia muito boa", mas já não à terceira, na localidade de Espiunca, devido à elevada velocidade de propagação das chamas.
A carregar o vídeo ...
'Incêndio em Arouca é o que preocupa mais', avança o Comandante da Proteção Civil
O incêndio, "numa zona de eucaliptal adulto, com vales encaixados", está a libertar energia de 20.000 kilowatts/metro, quando, para existir capacidade de extinção, esta não pode ultrapassar os 4.000 kilowatts/metro.
Neste contexto, o dispositivo no terreno está, neste momento, sobretudo a tentar mitigar o fogo, trabalhando e modulando-o "pelos flancos".
Já o incêndio de Lindoso/Ponte da Barca (Viana do Castelo), que consumiu "cerca de 2.000 hectares" entre a noite de sábado e as 08:00 de hoje, "está estabilizado", continuando os "trabalhos de consolidação do mesmo".
Em Penamacor, no distrito de Castelo Branco, "apenas 30%" do incêndio estava ativo, tendo já ardido 511 hectares.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há uma data que, anualmente, marca discretamente o princípio do fim. O Earth Overshoot Day marcou o ponto de ruptura, expondo o descompasso entre o que exigimos da Terra e o que esta consegue repor.
José olhava para o álbum com expressão nostálgica. "A Patrícia perguntou-me no outro dia se não me arrependo de ter estragado a família. E eu não soube o que responder."
A sordidez da vida política tem-se acentuado de uma forma tão ignominiosa que não consigo deixar de tomar posição acerca dessa baixeza que se está a tornar “o novo normal” dos terríveis tempos que estamos a viver.