O turismo recuou também a nível nacional. Ainda assim, o INE aponta maio deste ano como o terceiro melhor mês para o turismo e aponta a abertura do corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido como um dos motivos.
Entre janeiro e maio deste ano, o turismo na cidade de Lisboa diminui 71,5%, contando com turistas estrangeiros e nacionais. Aliás, foi nas dormidas das pessoas não residentes em território nacional que o impacto foi maior, tendo diminuído 82,0%.
REUTERS/Pedro Nunes
Segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o município do Funchal foi o segundo a registar maiores quebras no setor do turismo. Entre janeiro e maio, a diminuição foi de 69,8%. Segue-se Albufeira, a perder 66,8%.
Já a nível nacional, o INE foca a importância da abertura do corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido para o turismo nacional. "A inclusão de Portugal na lista verde de países terá contribuído para a evolução que este mercado apresentou em maio, associado também à realização de importantes eventos desportivos deste mês em Portugal".
Olhando para os números, percebe-se o impacto da abertura do corredor aéreo entre os dois países: maio deste ano, mês da abertura dos corredores aéreos com o Reino Unido, "foi o terceiro mês com maior número de dormidas de britânicos", apenas ultrapassado por agosto e setembro. Em maio de 2021, registaram-se 200 mil dormidas de turistas do Reino Unido.
Apesar de os números deste ano se revelarem mais elevados do que os do ano anterior, altura em que existiam mais medidas de confinamento, "foram, no entanto, inferiores aos observados em maio de 2019, tendo o número de hóspedes e de dormidas diminuído 62,3% e 68,6%, respetivamente", indica o INE.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.