Sábado – Pense por si

Lisboa na 99.ª posição entre 141 cidades mais inteligentes do mundo

Jornal de Negócios 04 de abril de 2023 às 08:54
As mais lidas

A habitação a preços acessíveis é a principal preocupação dos inquiridos e tem vindo a ganhar peso no índice elaborado pelo instituto suíço IMD. Lista é este ano encabeçada por Zurique, que destronou Singapura.

Lisboa é a 99.ª cidade tecnologicamente mais inteligente, numa lista de 141 cidades, num índice elaborado pelo instituto suíço IMD, que avalia 15 aspetos sobre a vivência diária - que vão da acessibilidade à habitação, espaços verdes ou congestionamento rodoviário.

praça comércio lisboa
praça comércio lisboa

O índice, produzido pelo Observatório de Cidades Inteligentes, do Centro Mundial de Competitividade, procura recolher as opiniões dos cidadãos sobre o relacionamento com as cidades. "O estudo mostra até que ponto a tecnologia permite às diferentes cidades mitigar e solucionar os problemas dos seus habitantes", refere o comunicado do IMD.

Na lista das maiores preocupações, a que lidera é a habitação a preços acessíveis, seguindo-se o congestionamento do trânsito. A fechar as tês primeiras está a corrupção.

"O cenário global das cidades inteligentes está a mudar", afirma Bruno Lanvin, presidente do Observatório de Cidades Inteligentes, citado em comunicado. "As cidades e os respetivos seus líderes estão a ganhar cada vez mais visibilidade a nível internacional, e os cidadãos são cada vez mais exigentes e criteriosos na hora de escolher uma cidade para fazer a sua vida", adianta.

O ranking das 20 cidades "é liderado na sua totalidade por cidades asiáticas e europeias", sendo que este ano, Zurique subiu à primeira posição, que era ocupada por Singapura.

Face ao ano anterior, Lisboa perde posições, sendo que ocupava o 81.º lugar em 118 países.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres