Sábado – Pense por si

Moradias acessíveis: Governo quer levá-las para as cidades

Raquel Lito
Raquel Lito 20 de fevereiro de 2023 às 08:00

Casas pré-fabricadas chegam a Lisboa e ao Porto, anunciou o Executivo. Conheça-as por dentro e por fora e quais as vantagens e desafios que o mercado tem pela frente. Representantes do setor explicam o fenómeno à SÁBADO.

Imagine uma casa de campo na cidade, que se constrói em meia dúzia de meses (em vez de anos) e está menos sujeita aos atrasos de materiais e mão de obra. Ergue-se como um puzzle de madeira, com peças pré-fabricadas que se montam no local. São estes os princípios da construção modular, a nova aposta do Governo anunciada na passada quinta-feira (dia 16) e inserida no pacote de medidas legislativas para combater a crise na habitação. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.