Sábado – Pense por si

Legislativas. PS aprova listas de candidatos em Comissão Política Nacional na quarta-feira

Lusa 29 de março de 2025 às 10:20
As mais lidas

Candidaturas devem ser apresentadas até 7 de abril.

O Comissão Política Nacional do PS reúne-se na quarta-feira para aprovar as listas de candidatos a deputados às eleições legislativas antecipadas, adiantou hoje à Lusa fonte oficial do partido.

Segundo a convocatória, assinada pelo líder do partido, Pedro Nuno Santos, a reunião tem como ponto único a "aprovação das listas de candidatos à eleição de Deputados à Assembleia da República".

Esta reunião vai acontecer um dia depois do fim das sessões setoriais que o PS está a promover esta semana com vista à atualização do programa eleitoral que vai apresentar às eleições legislativas de 18 de maio.

Pelos estatutos do PS, cabe ao secretário-geral, Pedro Nuno Santos, indicar um terço do total de lugares, sendo os restantes dois terços da responsabilidade das comissões políticas federativas de cada círculo eleitoral.

De acordo com o mapa calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), as candidaturas devem ser apresentadas até 7 de abril ao juiz presidente do tribunal da comarca com sede na capital do círculo eleitoral.

MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.