Ao todo serão 27 debates, divididos entre os canais de sinal aberto e de cabo.
Os debates televisivos para as legislativas arrancam a 7 de abril na TVI, com Aliança Democrática (AD) e CDU, e terminam a 28, com transmissão na RTP, SIC e TVI do frente-a-frente entre AD e PS.
Ao todo serão 27 debates, divididos entre os canais de sinal aberto e de cabo, de acordo com o sorteio, aos quais acresce dois debates a realizar pela RTP.
O primeiro debate em sinal aberto arranca na TVI, com a AD e CDU, em 07 de abril, às 21h00.
Aliás, todos os debates em sinal aberto estão agendados para a mesma hora.
No dia 08 de abril é a vez do frente-a-frente entre o PS e o Bloco de Esquerda (BE) na SIC e no dia 10 é a vez do debate entre o PS e Iniciativa Liberal (IL), na RTP.
Em 11 de abril, AD e Livre defrontam-se na TVI, com o PS e o PAN a debater no mesmo canal no dia seguinte (12 de abril).
No domingo, 13 de abril, é debate entre a AD e o PAN, na SIC.
Ainda em sinal aberto, a AD e a IL defrontam-se em 14 de abril, na RTP, e o PS e o Chega encontram-se na TVI em 15 de abril.
A Aliança Democrática debate com o BE em 16 de abril, na RTP, enquanto o PS e o Livre tem lugar marcado no dia seguinte na SIC.
A RTP transmite o PS-CDU na segunda-feira, 21 de abril, e a SIC AD-Chega dia 24 de abril.
O último debate entre o PS e a AD está marcado para 28 de abril e será transmitido, à semelhança do que tem acontecido no passado, pelos três canais generalistas às 21h00.
Em suma, RTP, SIC e TVI transmitirão quatro debates em sinal aberto e cinco por cabo.
O universo TVI transmitirá no cabo os debates entre BE-PAN (10 de abril, 22h00); IL-Livre (13 de abril, 22h00); Chega-CDU (15 abril, 22h00); CDU-PAN (23 abril, 18h00); e IL-BE (24 abril, 22h00).
Por sua vez, CDU-Livre (09 de abril, 18:00); IL-CDU (11 abril, 22h00); BE-Livre (14 abril, 22h00); IL-PAN (15 abril, 22h00) e Chega-BE (21 de abril, 22h00).
Já o canal cabo da RTP transmitirá os confrontos Chega-PAN (07 de abril, 22h00); Chega-Livre (08 de abril, 22h00); BE-CDU (12 de abril, 22h00); Chega-IL (17 de abril, 22h00) e Livre-PAN (22 abril, 18h00).
A RTP realiza ainda mais dois debates, um a 06 de maio, com os líderes de todos os partidos ou coligações com representação parlamentar, e no dia 8 de maio, com os líderes dos partidos sem representação parlamentar.
As eleições antecipadas foram anunciadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 13 de março, dois dias depois de o parlamento chumbar uma moção de confiança ao Governo e que ditou a demissão do Governo PSD/CDS-PP.
Essa moção foi anunciada pelo primeiro-ministro a 05 de março e justificada com a necessidade de "clarificação política" depois de semanas de dúvidas sobre a vida patrimonial e pessoal de Luís Montenegro e a empresa familiar Spinumviva, que motivaram duas moções de censura ao Governo, de Chega e PCP, ambas rejeitadas, e o anúncio do PS de que iria apresentar uma comissão de inquérito ao caso.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.
Os governos devem instituir burocracias de inovação, constelações de organizações públicas que criam, fazem, financiam, intermedeiam e regulam inovação, suportando a estabilidade ágil do Estado empreendedor.
Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.