Sábado – Pense por si

Juventude Leonina: Dos meninos do S. João de Brito às agressões em Alcochete

Cátia Andrea Costa 12 de novembro de 2018 às 17:40

Fundada em Março de 1976, a primeira claque em Portugal vive alguns dos dias mais conturbados da sua história, com o actual presidente e seu antecessor detidos por agressões a jogadores e elementos da equipa técnica.

Os pioneiros foram os Vapores do Rego, um grupo de jovens brasileiros que estudava em Lisboa e que levava batuques para o estádio de Alvalade. Mas a primeira claque oficial do futebol português foi criada a 18 de Março de 1976 – segundo a página da claque no Facebook - pelos filhos do então presidente do Sporting, João Rocha. A Juventude Leonina reunia um grupo de amigos do Colégio São João de Brito, em Lisboa, que partilhavam amizade e afinidades clubísticas, além de relações familiares com alguns dirigentes do próprio clube. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.