Sábado – Pense por si

Juventude Leonina: Dos meninos do S. João de Brito às agressões em Alcochete

Cátia Andrea Costa 12 de novembro de 2018 às 17:40

Fundada em Março de 1976, a primeira claque em Portugal vive alguns dos dias mais conturbados da sua história, com o actual presidente e seu antecessor detidos por agressões a jogadores e elementos da equipa técnica.

Os pioneiros foram os Vapores do Rego, um grupo de jovens brasileiros que estudava em Lisboa e que levava batuques para o estádio de Alvalade. Mas a primeira claque oficial do futebol português foi criada a 18 de Março de 1976 – segundo a página da claque no Facebook - pelos filhos do então presidente do Sporting, João Rocha. A Juventude Leonina reunia um grupo de amigos do Colégio São João de Brito, em Lisboa, que partilhavam amizade e afinidades clubísticas, além de relações familiares com alguns dirigentes do próprio clube. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.