A greve tem o propósito de pressionar o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) a retomar as negociações das convenções colectivas.
Os trabalhadores dos Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) marcaram esta segunda-feira uma greve para dia 27 de Novembro para pressionar o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) a retomar as negociações das convenções colectivas.
Rui Marroni, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), disse à agência Lusa que os pré-avisos de greve foram hoje emitidos, dando cumprimento à decisão que os trabalhadores tomaram em plenários realizados na última semana.
A greve foi convocada por sindicatos da CGTP, UGT e independentes, que representam médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, auxiliares e administrativos, que trabalham nos SAMS, que são propriedade do SBSI.
Segundo os sindicatos, o conflito surgiu porque a direcção do SBSI interrompeu os processos de conciliação a decorrer no Ministério do Trabalho, com o objectivo "de provocar a caducidade dos Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho (IRCT) em vigor".
Os representantes dos trabalhadores dos SAMS pediram entretanto reuniões "com carácter de urgência" à direcção do SBSI, ao ministro do Trabalho e à Inspetora-Geral do Trabalho (ACT), para tentar desbloquear a situação.
No dia da greve os trabalhadores dos SAMS vão também manifestar o seu descontentamento na rua com uma manifestação.
Os SAMS empregam 1.300 trabalhadores com vínculo e várias centenas de pessoas com avenças ou como independentes.
Trabalhadores dos SAMS marcam greve para dia 27 de Novembro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.