Sábado – Pense por si

Sporting: Supremo já aceitou "especial complexidade" sem notificação aos arguidos

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 15 de novembro de 2018 às 14:50

Ministério Público não está obrigado a acusar esta quinta-feira arguidos do processo sobre o ataque à Academia de Alcochete. Há dois anos, o Supremo disse que a não notificação da especial complexidade era uma mera "irregularidade"

O Ministério Público não está obrigado a acusar, esta quinta-feira, os arguidos do processo sobre o ataque, em Maio, à Academia do Sporting, em Alcochete. Nos últimos dias, tem sido veiculada a tese de que, devido a um lapso do juiz Carlos Delca em não notificar os arguidos do pedido de especial complexidade avançado pela procuradora Cândida Vilar, o prazo do inquérito terminaria e que, em caso de não haver acusação, os arguidos presos preventivamente seriam libertados. Porém, tal pode não ser bem assim, uma vez que o Supremo Tribunal de Justiça, num acórdão de 2016, já referiu que a falta de notificação é uma mera irregularidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.