Sábado – Pense por si

Jovem acusado de terrorismo começa hoje a ser julgado

SÁBADO
SÁBADO 18 de outubro de 2022 às 07:00
As mais lidas

Foi acusado de dois crimes de terrorismo - um na forma tentada - e de outro de detenção de arma proibida. 

O julgamento de João Carreira, jovem acusado por terrorismo que foi preso pela Polícia Judiciária (PJ), começa esta terça-feira no Campus de Justiça, em Lisboa. 

Direitos Reservados

O jovem de 19 anos encontra-se internado no Hospital-Prisão de Caxias e foi detido pela PJ a 10 de fevereiro de 2022. Foi acusado de dois crimes de terrorismo - um na forma tentada - e de outro de detenção de arma proibida. 

De acordo com a acusação do Ministério Público, o arguido, "desde setembro de 2021, delineou e decidiu executar um plano que visava praticar um ataque na Universidade de Lisboa, em concreto da Faculdade de Ciências, com o objetivo de matar indiscriminadamente várias pessoas". Pretendia usar armas como facas e uma besta. 

Segundo a acusação, o arguido "tinha na sua posse todos os objetos que adquiriu para execução do plano" quando foram feitas as buscas domiciliárias. Recorde o que aSÁBADOpublicou acerca do caso: 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.