Sábado – Pense por si

Jornal Politico tentou vender ao Governo “conteúdos” para promover presidência da União Europeia

SÁBADO
SÁBADO 02 de agosto de 2021 às 08:36
As mais lidas

Publicação norte-americana terá oferecido uma campanha de publicidade para "realçar a presidência portuguesa". Portugal rejeitou a proposta, mas outros três países - Roménia, Croácia e Eslovénia - aceitaram campanha em que cada artigo pode custar 40 mil euros.

O jornal norte-americanoPoliticotentou vender ao Governo de Portugal "conteúdos" para promover a presidência da União Europeia, avança oPúblico. A publicação, que tem  uma edição europeia, terá montado uma campanha de publicidade e de conteúdos informativos que foi comprada por pelo menos três outros governos europeus em anteriores presidências rotativas da UE: a Roménia aceitou a proposta no segundo semestre de 2019, a Croácia no primeiro semestre de 2020 e agora a Eslovénia.

António Costa
António Costa Reuters

Portugal também terá recebido uma proposta, no final do ano passado, mas rejeitou a publicação de conteúdos com o intuito de "realçar a presidência portuguesa da União Europeia". Com a campanha "Oportunidades de parceria", o Politico oferecia a possibilidade de "realçar a presidência portuguesa da União Europeia, e o seu impacto em milhões de europeus, posicionando Portugal como líder para uma UE de recuperação verde e digital, incluindo prioridades como as questões sociais e as relações UE-Índia".

Entre estes estavam artigos multimédia de 40 mil euros e anúncios digitais com o valor de sete mil euros por dia. AoPúblico, o Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou ter recusado a possibilidade "porque se trataria de uma despesa sem justificação e porque o ministro entende que a cobertura noticiosa dos factos deve fazer-se pelo seu valor próprio, tal como jornalistas independentes o interpretam".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.