Sábado – Pense por si

Jorge Sampaio "muito preocupado" com Mário Soares

O antigo Presidente da República disse estar a acompanhar "com muita preocupação e com muita solidariedade" o estado de saúde do ex-chefe de Estado, internado com "prognósticos reservado"

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio disse estar a acompanhar "com muita preocupação e com muita solidariedade" o estado de saúde do ex-chefe de Estado Mário Soares, internado no Hospital da Cruz Vermelha com "prognóstico reservado".

Jorge Sampaio afirmou estar a acompanhar a situação "com muita preocupação e com muita solidariedade" e confessou-se também " muito impressionado".

Questionado se tem contactado familiares de Mário Soares para conhecer o estado do antigo Presidente, Jorge Sampaio disse que não.  "Acho que neste momento deve-se deixar as coisas correr com calma, assistidas por aqueles que estão mais perto, médicos e familiares, e não fazer uma pressão de telefonemas, etc, que sempre me pareceu uma coisa escusada", comentou.

Jorge Sampaio falava aos jornalistas antes do início da cerimónia de entrega do prémio "José Aparecido de Oliveira", na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, com que foi distinguido.

O antigo Presidente da República Mário Soares, de 92 anos, está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha em situação crítica e com "prognóstico reservado", informou o hospital.  Numa declaração aos jornalistas pouco depois das 18h00, o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, afirmou que "Mário Soares mantém o nível dos sinais vitais e o mesmo grau de consciência, sendo o prognóstico reservado". "O doutor Mário Soares foi admitido, esta madrugada, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha [em Lisboa], em situação crítica", referiu ainda.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.