NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Questionado sobre o estado em que encontrou Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa remeteu para as informações prestadas pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha
Visitou Mário Soares assim que chegou a Lisboa proveniente de Nova Iorque. Horas mais tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que, como todos os portugueses, acompanha "com carinho" a situação de saúde do antigo chefe de Estado, desejando as suas melhoras.
Questionado sobre o estado em que encontrou Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa remeteu para as informações prestadas pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha. "Nada como o porta-voz para informar qual é a situação", declarou aos jornalistas, no final de uma conferência sobre os 50 anos do Código Civil de 1966, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
Interrogado se está preocupado com o estado de saúde do antigo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Eu acho que todos os portugueses acompanham, não direi com preocupação, mas com carinho - com o carinho que sempre tiveram - sempre o que se passa com os Presidentes que marcaram a nossa democracia". "E, portanto, sempre desejando que haja a recuperação e haja as melhoras de saúde, que é aquilo que corresponde ao que nós pensamos relativamente às pessoas que nos são caras e que nos são queridas", completou.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu que, "como aconteceu noutras circunstâncias com antigos presidentes da República", tem sido informado da situação, mas não divulgou quaisquer detalhes. "Não quero dizer mais nada", disse.
Numa declaração aos jornalistas, pelas 13h10, o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, informou que Mário Soares entrou de madrugada naquela unidade de saúde de Lisboa "com um quadro de agravamento do seu estado geral", e que ainda não estava ainda estabelecido "um diagnóstico definitivo". Numa segunda declaração, cerca das 18h00, José Barata adiantou que Mário Soares "foi admitido, esta madrugada, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha, em situação crítica", e "mantém o nível dos sinais vitais e o mesmo grau de consciência, sendo o prognóstico reservado".
O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha confirmou que o antigo Presidente da República está inconsciente e disse que nas últimas horas "tem estado debaixo de intensa vigilância médica, não se verificando alteração ou agravamento da sua situação clínica". "Mais uma vez, a família do doutor Mário Soares agradece a preocupação de todos neste momento delicado", acrescentou.
Marcelo acompanha com "carinho" condição de Soares
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.