Sábado – Pense por si

JMJ. Dormidas em ginásio, duches no recreio e opções vegan

Raquel Lito
Raquel Lito 02 de agosto de 2023 às 20:00

Nesta escola os peregrinos dormem no chão, em sacos-cama. Eles tomam banho de água fria, lá fora; elas têm a água quente do balneário. Ninguém perde o ânimo. A SÁBADO acompanhou as primeiras horas de uma escola que acolhe peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Benfica.

O recreio lembra vagamente um festival – em versão bem comportada. É terça-feira, 1 de agosto, são oito da manhã e já há estendais com roupas a secarem, as primeiras dos peregrinos chegados à escola EB1 Jorge Barradas, em Benfica, na noite anterior. Os chuveiros ao ar livre aguardam enchentes, no momento só o seminarista filipino arrisca o duche de água fria. Marco Cabatuando, de 36 anos, natural da província de Bulacan (Filipinas) admite que lhe custa abrir a torneira porque vem de um país quente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.