Sábado – Pense por si

JMJ. Dormidas em ginásio, duches no recreio e opções vegan

Raquel Lito
Raquel Lito 02 de agosto de 2023 às 20:00

Nesta escola os peregrinos dormem no chão, em sacos-cama. Eles tomam banho de água fria, lá fora; elas têm a água quente do balneário. Ninguém perde o ânimo. A SÁBADO acompanhou as primeiras horas de uma escola que acolhe peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Benfica.

O recreio lembra vagamente um festival – em versão bem comportada. É terça-feira, 1 de agosto, são oito da manhã e já há estendais com roupas a secarem, as primeiras dos peregrinos chegados à escola EB1 Jorge Barradas, em Benfica, na noite anterior. Os chuveiros ao ar livre aguardam enchentes, no momento só o seminarista filipino arrisca o duche de água fria. Marco Cabatuando, de 36 anos, natural da província de Bulacan (Filipinas) admite que lhe custa abrir a torneira porque vem de um país quente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.