Infarmed levanta suspensão de lote da vacina da Johnson & Johnson

Diogo Camilo
Diogo Camilo 15 de julho de 2021 às 20:51
As mais lidas

Regulador estava a investigar efeitos adversos no centro de vacinação de Mafra, onde várias pessoas desmaiaram depois da toma da vacina.

O Infarmed decidiu levantar a suspensão do lote de vacinas da Janssen, da Johnson & Johnson, que provocou efeitos adversos esta quarta-feira no centro de vacinação de Mafra. As investigações foram anunciadas na sequência de várias pessoas terem desmaiado depois da toma da vacina.

REUTERS/Shannon Stapleton

Na altura, segundo a Autoridade Nacional do Medicamento, "não foram reportadas suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado".

Agora, em comunicado, o Infarmed adiantou que foram realizados ensaios sobre as características físico-químicas da vacina, "que comprovam a conformidade de todos os lotes que se encontram no circuito de distribuição, de acordo com as especificações aprovadas em sede de avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA)".

Segundo o regulador nacional, na sequência das investigações realizadas, foi revogada a suspensão de utilização do lote XE393, "podendo neste sentido ser utilizado pelos Centros de Vacinação, tendo em conta o previsto no Resumo das Características do Medicamento desta vacina, relativamente às suas condições de conservação, uma vez que não foi detetado qualquer defeito de qualidade com o mesmo".

Esta quinta-feira, a task force que coordena a vacinação em Portugal anunciou que a modalidade "casa aberta" foi suspensa devido à redução da disponibilidade de vacinas, na sequência da interrupção de um lote da marca Janssen.

"Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen (…) e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, a modalidade "casa aberta", referiu a nota da "task force" da vacinação enviada às redações, ao avançar que esta vacinação específica será retomada "logo que possível".

Com Lusa

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso