Cerca de 95% da população com mais de 50 anos residente no continente já tem uma dose da vacina administrada e 85% tem a vacinação completa
Portugal continental atingiu hoje as 10 milhões de vacinas contra a covid-19 administradas, cerca de seis milhões de primeiras doses e outras quatro milhões que completaram a vacinação, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Centro Vacinação - Covid-19Reuters
"Neste momento, cerca de 95% da população com mais de 50 anos residente no continente já tem uma dose da vacina administrada e 85% tem a vacinação completa", adiantou em comunicado o gabinete de Marta Temido.
Segundo ministério, do total de população adulta residente no continente, 74% já tem uma dose da vacina e 55% tem o esquema vacinal completo.
Citado no comunicado, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, sublinhou o esforço de todas as entidades envolvidas na concretização do plano de vacinação, que arrancou a 27 de dezembro, e que tem permitido "que cada vacina entregue em Portugal chegue, o mais depressa possível, às pessoas".
Portugal está a acelerar, desde a última semana, a vacinação contra a covid-19 face à rápida disseminação da variante Delta, considerada mais transmissível e que já é a predominante no país.
No âmbito deste esforço, o plano prevê três modalidades de vacinação em paralelo – por agendamento dos serviços de saúde, de antecipação da segunda dose da vacina da AstraZeneca e de "casa aberta" sem necessidade de marcação prévia -, mas esta última foi hoje suspensa pela `task force´ que coordena a logística deste processo.
"Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen (…) e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, a modalidade ‘casa aberta’", adiantou a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, ao avançar que esta modalidade de vacinação será retomada "logo que possível".
Na quarta-feira, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou a suspensão de um lote de vacinas da Janssen depois de utentes terem desmaiado após a toma da vacina no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.187 pessoas e foram registados 920.200 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Covid-19. Portugal continental já administrou 10 milhões de vacinas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.