NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Planos foram frustrados pela operação da PJ, que deteve 37 elementos do grupo.
Elementos do grupo extremista 1143, liderado por Mário Machado, falavam em sequestrar jornalistas e ciganos, segundo revela este domingo o JN.
Grupo extremista era liderado por Mário Machado a partir da cadeiaNuno Alfarrobinha
A ideia, de acordo com a investigação, seria raptar e filmar ciganos a serem espancados, de modo a intimidar os restantes. Nas escutas realizadas a vários membros do grupo foram ainda detetadas conversas sobre notícias negativas que vieram a público visando o 1143, tendo sido numa delas debatida a possibilidade de sequestrarem jornalistas, de modo a estancar o fluxo noticioso incómodo.
Os planos foram frustrados pela Polícia Judiciária, que deteve 37 membros do grupo 1143. Cinco deles ficaram em prisão preventiva e os restantes 32 arguidos foram libertados, com 29 deles a serem obrigados a apresentar-se semanalmente na esquadra. Os outros três ficaram com termo de identidade e residência, segundo indicou no sábado o tribunal em comunicado
As autoridades acreditam que Mário Machado comandava as operações a partir da prisão de Alcoentre e, segundo revelou o Correio da Manhã esta semana, o líder preparava aquele que seria o maior ataque à comunidade islâmica alguma vez visto em Portugal.
O grupo tem fortes ligações ao Chega e três dos 37 detidos são mesmo militantes do partido. Tratam-se de Rui Roque, líder do núcleo de Faro do 1143, que num congresso do partido, em 2020, apresentou uma moção para retirar os ovários às mulheres que abortam; João Peixoto Branco, ex-membro da concelhia de Guimarães do Chega, tendo sido candidato à Junta de Freguesia de Selho São Lourenço e Gominhães, em 2021; e Rita Castro, segunda na lista do partido à câmara de Guimarães nas autárquicas de 2021.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.