Sábado – Pense por si

"Geringonços" contra centristas, o debate que anima o PS

Margarida Davim
Margarida Davim 25 de maio de 2018 às 19:50

O Congresso do PS arranca esta sexta-feira com um debate que já vai longo. Sem liderança para discutir, com o partido no poder e o fantasma de Sócrates a pairar, os socialistas voltam à discussão ideológica. Há "geringonços" e centristas a debater o futuro do PS. Estará alguma destas alas a ganhar a discussão?

O debate doutrinário que agora anima as hostes socialistas começou, na verdade, no Congresso do PSD. Estranho? Nem por isso. Pedro Nuno Santos quis aproveitar o conclave laranja para reclamar para o PS o estatuto de verdadeiro partido social-democrata, empurrando o PSD para a direita e escreveu em Fevereiro um artigo de opinião para oPúblicosobre "Os desafios da social-democracia". O texto teve resposta de Augusto Santos Silva meses mais tarde, que deu o pontapé de saída para um verdadeiro pingue-pongue ideológico como há muito não se via.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.