Sábado – Pense por si

Federação dos Sindicatos dos Enfermeiros rejeita proposta de revisão de carreira do Governo

20 de novembro de 2018 às 21:57
As mais lidas

"Só aceitamos negociar a nossa proposta de Acordo Colectivo de Trabalho que é a que melhor serve os interesses de todas as Enfermeiras e Enfermeiros, o resto são manobras de diversão", referiu José Correia Azevedo, presidente da FENSE.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) reprovou hoje o diploma legal de revisão de carreira apresentado pelo Governo, disse a estrutura em comunicado.

"Só aceitamos negociar a nossa proposta de Acordo Coletivo de Trabalho que é a que melhor serve os interesses de todas as Enfermeiras e Enfermeiros, o resto são manobras de diversão", disse, citado no comunicado, José Correia Azevedo, presidente do Sindicato dos Enfermeiros e porta-voz da FENSE.

O Ministério da Saúde reuniu-se hoje com as estruturas sindicais representativas dos enfermeiros, CNESE, FENSE, ASPE e SINDEPOR, para a revisão da carreira especial de enfermagem.

O Governo apresentou uma proposta que as estruturas sindicais agora irão analisar e que constitui a aproximação possível às reivindicações apresentadas, "num contexto de sustentabilidade das contas públicas e de equidade social", segundo também um comunicado do Ministério da Saúde.

O Governo diz que na proposta apresentada se destaca "a consolidação do enfermeiro especialista" e "o reconhecimento da importância da gestão operacional de equipas pelo enfermeiro coordenador".

A FENSE agrega o Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem.

As estruturas sindicais de enfermeiros que convocaram a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais também anunciaram que mantém a paralisação por falta de acordo com o Governo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.