
Covid-19: Enfermeiros queixam-se do Estado à Organização Internacional do Trabalho
O Sindicato dos Enfermeiros vai entregar uma reclamação contra o Estado português por violação de normas relativamente à atuação na pandemia causada pela covid-19.
O Sindicato dos Enfermeiros vai entregar uma reclamação contra o Estado português por violação de normas relativamente à atuação na pandemia causada pela covid-19.
A Fesap destacou o aumento de 0,3% nos salários, que diz ser "claramente ofensivo", ou o "problema das carreiras" como os principais motivos da greve.
Trabalhadores da administração pública cumprem esta sexta-feira uma greve nacional, a primeira da atual legislatura. Para a tarde está prevista uma manifestação em Lisboa.
Trabalhadores da administração pública cumprem esta sexta-feira a primeira greve nacional da nova legislatura de António Costa. Lisboa vai receber manifestação organizada por UGT e CGTP.
Esta é a primeira greve nacional da função pública desde que o atual Governo liderado por Costa tomou posse, em outubro, e acontece a menos de uma semana da votação final global da proposta do OE2020.
Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado "decidiu convergir" com outras organizações sindicais contra a proposta de aumentos salariais de 0,3%.
A paralisação coincidirá com o dia de greve nacional decretada pela Frente Comum, pela Fenprof e pela Fesap. Profissionais exigem o recomeço de negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho.
Federação Nacional dos Sindicados dos Enfermeiros diz que os profissionais "têm estado a ser humilhados publicamente e em privado" pelo Governo
O presidente do Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem admitiu que estes profissionais poderão marcar greve para julho, devido ao impasse nas negociações sobre o acordo coletivo de trabalho dos enfermeiros.
Os sindicatos que fazem parte da FENSE consideram que a reunião, esta quinta-feira, com representantes dos ministérios da Saúde e das Finanças e dos hospitais EPE resultou num "impasse".
No diploma permanecem obstáculos à progressão destes profissionais, defendem os bloquistas.
O presidente do Sindepor disse que a greve é para que "de uma vez por todas se entenda que os enfermeiros querem negociar, mas querem negociações sérias".
O retomar das negociações levou a Federação dos Sindicatos de Enfermeiros (FENSE) a adiar a greve de zelo que tinha previsto iniciar no início do mês.
Ínicio da greve de zelo da Federação dos Sindicatos de Enfermeiros estava marcado para esta sexta-feira mas será adiado devido ao retomar das negociações com o Governo.
Informação foi avançada pela fonte sindical.
Segundo o Ministério da Saúde, vão ser abordados "temas como a organização do tempo de trabalho e a avaliação de desempenho".