
Ministra da Saúde: Acordo com sindicatos de enfermeiros prevê aumentos de 20% até 2027
Contudo, greve marcada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que não integra plataforma de sindicatos que chegou a acordo, vai manter-se.
Contudo, greve marcada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que não integra plataforma de sindicatos que chegou a acordo, vai manter-se.
As reuniões ocorrem depois de a tutela ter suspendido em 16 de julho as negociações com os sindicatos por causa do pré-aviso de greve do SEP.
O sindicato assegura que "a carreira de enfermagem classificada como uma das mais complexas dentro da administração pública não pode ser subvalorizada em comparação com outras profissões".
Profissionais de saúde reivindicam uma revisão salarial e da carreira e contratação de mais pessoas.
A presidente do SITEU salientou que o documento foi redigido com a intenção de que, seja quem for o Governo que vença as eleições no próximo dia 10, perceba que "os enfermeiros têm uma palavra a dizer este ano de 2024".
Paralisação foi convocada pelo Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), que reivindica aumentos salariais de 52 euros, de forma a igualar os 1.333,35 euros que os técnicos superiores da Administração Pública recebem a partir do nível 16.
Mais de 30 hospitais país estão a enfrentar constrangimentos e encerramentos temporários de serviços devido à dificuldade das administrações completarem as escalas de médicos.
Protesto dos enfermeiros às horas extraordinárias vai sentir-se em Portugal Continental até 25 de novembro.
Sindicato pretende que o Governo corrija a "estagnação salarial" dos profissionais.
Serviço de obstetrícia foi visitado por elementos do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal, que alertam para os problemas depois da decisão de transferir serviços de Santa Maria.
Nos próximos meses são vários os protestos convocados por diversos profissionais de saúde. A SÁBADO falou com um médico e uma enfermeira, de zonas diferentes do País, para perceber o que os move.
Sem respostas por parte do Governo, sindicatos convocam paralisações durante os meses de verão e a Jornada Mundial da Juventude.
A paralisação dos enfermeiros da Sindepor vai abranger os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.
Segundo o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal, o sistema do Hospital Garcia de Orta "faliu" e os serviços estão a ser garantidos em formato papel, tanto a nível de requisições para utentes como de horários de profissionais. Não se sabe ainda que dados poderão ser recuperados.
O Sindepor acusou a administração do hospital Fernando da Fonseca de estar a prejudicar centenas de profissionais ao não compensar o trabalho extra com folgas complementares.
A iniciativa, organizada por um pequeno grupo de enfermeiros e apoiado por organizações sindicais, surgiu no seguimento da falta de resposta a um documento reivindicativo entregue ao Ministério da Saúde.