NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Manuel Castro Almeida nomeou para sua chefe de gabinete Ana Silva Lopes, casada com o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes. À SÁBADO, governante garante que "escolhas se baseiam exclusivamente no mérito e na competência".
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, nomeou para sua chefe de gabinete Ana Cristina Gomes de Barros Tojal Silva Lopes, casada com o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Alexandre da Silva Lopes.
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
"Todas as minhas escolhas se baseiam exclusivamente no mérito e na competência", garante Castro Almeida à SÁBADO. "A minha atual Chefe de Gabinete já anteriormente exerceu funções de Adjunta e posteriormente de Chefe de Gabinete no meu gabinete no XIX e no XX Governos Constitucionais respetivamente, existindo uma relação profissional e de confiança de muitos anos", concretiza. De facto, o currículo do despacho de nomeação revela que Ana Silva Lopes trabalhou com Castro Almeida quando era secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, primeiro como adjunta em 2011, depois como chefe de gabinete em 2015. Entre gabinetes ligados ao PSD, já tinha sido em 2011 adjunta do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, e mais recentemente, adjunta do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, em 2022.
Não é o primeiro exemplo de nepotismo neste Governo. A 19 de junho de 2024, dois meses após o Executivo tomar posse, a SÁBADO noticiou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, nomeara Mafalda Costa Pereira, a mulher do chefe de gabinete dos Assuntos Europeus Pedro Costa Pereira. Na altura, foi dada a mesma justificação: “Os membros do gabinete foram escolhidos pelo mérito profissional e pela confiança na competência específica para a função que desempenham”, afirmou o gabinete do primeiro-ministro.
Mafalda Costa Pereira tem experiência em gabinetes ministeriais de Governo socialistas: em 2008, exerceu funções de adjunta do gabinete de José Sócrates, então primeiro-ministro; mais tarde, em agosto de 2011, foi nomeada assessora do grupo parlamentar socialista. Foi ainda coordenadora da equipa de comunicação do Largo do Rato durante a liderança socialista de António José Seguro, a partir de 2013, numa equipa gerida por Luís Bernardo, em regime de colaboração externa. No elenco governativo de Costa, Pedro Costa Pereira era chefe do gabinete do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.