Sábado – Pense por si

Estado paga mais de 460 mil euros por mês em subvenções vitalícias

São 239 os ex-políticos e juízes que recebem subvenções: a lista não é atualizada desde 2009, mas nos últimos três anos o número de subvenções efetivamente pagas subiu.

O Estado paga, todos os meses, 460 mil euros em 221 subvenções vitalícias ativas que são pagas na totalidade, além de outras 18 subvenções pagas parcialmente cujo valor é desconhecido, avançou o Público esta quarta-feira. A lista da Caixa Geral de Aposentações inclui 310 antigos políticos, como primeiros-ministros, deputados, autarcas e juízes do Tribunal Constitucional e não é atualizada desde 2009, mas nos últimos três anos o número de subvenções efetivamente pagas subiu de 227 em 2019 para 239 em 2021, destacou o jornal.

No topo da lista está Vasco Rocha Vieira, antigo ministro da República para os Açores e último Governador de Macau, com o valor mensal mais alto de todas as subvenções vitalícias ativas: 13.607,21 euros, com redução parcial.

Entre as razões para as reduções ou suspensão das subvenções estão a exerção de um cargo político ou função remunerada ou a abdicação desse valor. Atualmente, segundo o jornal, das 310 subvenções, 221 são pagas na totalidade, 18 têm reduções parciais, 43 têm reduções totais e 28 estão suspensas. Entre os nomes da lista está António Guterres, secretário-geral da ONU, que mantém a subvenção vitalícia de 4.138 euros que lhe foi atribuída em 2002 por ter desempenhado funções como primeiro-ministro.

euros dinheiro
euros dinheiro Getty
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.