NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Gabinete do ministro defende-se com um parecer da PGR que é anterior à lei em vigor. A sanção prevista nestes casos é a demissão.
A Tecmacal, uma empresa parcialmente detida pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e pelo pai, fez um contrato com o Estado por ajuste direto, o que constitui uma incompatibilidade de acordo com a lei,avança o jornal Observador. O gabinete do ministro citou um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que é, no entanto, anterior à lei. A lei prevê que nestes casos a sanção é a demissão.
António Pedro Santos/LUSA
Segundo o Observador, uma entidade pública de São João da Madeira fez um ajuste direto com a Tecmacal no valor de 19 mil euros para a compra de equipamentos no setor da marroquinaria. O pai de Pedro Nuno Santos detém 44% do capital da empresa, enquanto o filho detêm 1% do capital da mesma. A lei que estabelece o regime do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos define que uma empresa na qual um titular de um cargo político detenha mais de 10% da mesma em conjunto com um "ascendente" não pode assinar contratos públicos. A família Santos detém pelo menos 45% da Tecmacal, muito mais do que os 10% previstos na lei.
O ministério de Pedro Nuno Santos, em resposta ao Observador, diz não existir nenhuma incompatibilidade e justifica-se com um parecer da PGR. Contudo, esse parecer foi feito em relação à anterior lei de incompatibilidades e impedimentos e não àquela que foi aprovada em 2019.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.