Sábado – Pense por si

Duarte Lima libertado da Carregueira (e detido imediatamente a seguir)

Diogo Barreto
Diogo Barreto 29 de setembro de 2022 às 18:51
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

O antigo líder parlamentar do PSD estava a cumprir a pena de prisão de seis anos a que foi condenado no caso Homeland. Foi detido ao abrigo do processo de homicídio de Rosalina Ribeiro.

O antigo líder parlamentar do PSD Duarte Lima foi libertado da prisão da Carregueira, em Sintra, esta quinta-feira, mas  foi de imediato detido ao abrigo do processo de homicídio de Rosalina Ribeiro, cujo julgamento se inicia em novembro.

O social-democrata estava na Carregueira desde abril de 2019, no âmbito do caso Homeland, a cumprir uma pena de seis anos (aos quais foram descontados dois anos e meio cumpridos em preventiva e domiciliária). O antigo líder parlamentar do PSD foi condenado, em 2014, a seis anos de prisão, por burla qualificada no processo Homeland, que resultou de outro caso judicial: o do Banco Português de Negócios (BPN).

A detenção relaciona-se com o processo do homicídio, no Brasil, em 2009, da portuguesa Rosalina Ribeiro, antiga secretária e companheira do milionário português Lúcio Tomé Feteira.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.