Sábado – Pense por si

Diretora-geral de Saúde escolhida diretamente por falta de "candidatos com mérito"

Rita Sá Machado foi anunciada na semana passada como diretora-geral da Saúde.

Rita Sá Machado foi escolhida diretamente para diretora-geral da Saúde para uma comissão de serviço de cinco anos. Foi usada a norma que permite essa nomeação quando os concursos da Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (Cresap) não identificam três candidatos "com mérito".

MÁRIO CRUZ/LUSA

A escolha direta é revelada pelo despacho publicado esta terça-feira em Diário da República, com efeitos a 1 de novembro, que indica que o júri verificou que, "após a repetição do aviso de abertura, não existiam três candidatos com mérito" para a proposta de designação.

Leia mais no Negócios.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.