Sábado – Pense por si

Diretora-geral de Saúde escolhida diretamente por falta de "candidatos com mérito"

Rita Sá Machado foi anunciada na semana passada como diretora-geral da Saúde.

Rita Sá Machado foi escolhida diretamente para diretora-geral da Saúde para uma comissão de serviço de cinco anos. Foi usada a norma que permite essa nomeação quando os concursos da Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (Cresap) não identificam três candidatos "com mérito".

MÁRIO CRUZ/LUSA

A escolha direta é revelada pelo despacho publicado esta terça-feira em Diário da República, com efeitos a 1 de novembro, que indica que o júri verificou que, "após a repetição do aviso de abertura, não existiam três candidatos com mérito" para a proposta de designação.

Leia mais no Negócios.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro