Sábado – Pense por si

Diretora-geral de Saúde escolhida diretamente por falta de "candidatos com mérito"

Rita Sá Machado foi anunciada na semana passada como diretora-geral da Saúde.

Rita Sá Machado foi escolhida diretamente para diretora-geral da Saúde para uma comissão de serviço de cinco anos. Foi usada a norma que permite essa nomeação quando os concursos da Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (Cresap) não identificam três candidatos "com mérito".

MÁRIO CRUZ/LUSA

A escolha direta é revelada pelo despacho publicado esta terça-feira em Diário da República, com efeitos a 1 de novembro, que indica que o júri verificou que, "após a repetição do aviso de abertura, não existiam três candidatos com mérito" para a proposta de designação.

Leia mais no Negócios.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.