Sábado – Pense por si

Denúncias de tráfico de pessoas e escravatura em Odemira investigadas pela PJ

SÁBADO
SÁBADO 03 de maio de 2021 às 09:58
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

De acordo com o Público, a PJ está neste momento em fase de recolha de prova. Associação que apoia imigrantes diz já ter apresentado queixas em anos anteriores.

Na sequência de várias queixas, a Polícia Judiciária está a investigar a existência de crimes de tráfico de pessoas, auxilio à imigração ilegal e escravatura na zona de Odemira. Segundo o Público, estarão em causa, "aparentemente", pequenas redes. 

As denúncias não são inéditas e já há vários anos que a associação Solidariedade Imigrante avançou com queixas relativas a abusos laborais em Odemira. Também ao Público, a associação confirma ter feito queixas sobre tráfico de pessoas, depois de ter sido contactados por trabalhadores que denunciaram que os patrões ficavam com as passwords de acesso ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), sistema a partir do qual é feito o pedido de autorização de residência.

Só em 2020, adiantou a associação de apoio aos imigrantes, foram denunciadas cinco situações. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.