Sábado – Pense por si

De Prata Roque a Costa Matos. PS em busca de um anti-Isaltino

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 26 de fevereiro de 2025 às 23:00
As mais lidas

Com o PSD cada vez mais próximo de apoiar Isaltino Morais, o PS tem estudado uma série de candidatos para competir pela autarquia.

O xadrez político em Oeiras move-se. De um lado, o PSD quer ganhar o máximo número de autarquias e quer um candidato vencedor. Para isso, tem-se aproximado do atual presidente de câmara, Isaltino Morais, outrora militante social-democrata, hoje independente. Ao que a SÁBADO apurou junto de fontes da concelhia e da distrital, o apoio do PSD a Isaltino Morais está praticamente garantido - e a aproximação tem-se materializado em detalhes. Do outro, o PS procura um candidato mediático que possa marcar terreno no concelho, seja agora ou num momento pós-Isaltino, como Miguel Prata Roque, um dos nomes estudados, mas que não está disponível para avançar.

Tiago Petinga/Lusa

"Não estou disponível para me candidatar à câmara de Oeiras. Acredito na necessidade de uma relação de proximidade com o concelho, como eu só tenho atualmente com Vila Franca de Xira. Por isso não, eu não serei candidato em Oeiras", garante à SÁBADO Prata Roque. Contudo, a SÁBADO sabe que o seu nome era um dos que estava na pole position. Sobre essa matéria, Prata Roque não comenta, nem fará "qualquer inconfidência". Com o apoio do PSD a Isaltino em vista, a busca socialista por um candidato de peso para fazer crescer o partido no concelho a médio prazo continua, com outros nomes a serem estudados, como o deputado Miguel Costa Matos, vice da bancada parlamentar.

Do lado do PSD, a hipótese de apoio a Isaltino Morais começa a ficar mais clara. Há uma semana, o autarca reuniu-se com o presidente da distrital de Lisboa do PSD Ângelo Pereira, o líder concelhio em Oeiras Carlos Viana Carvalho e alguns deputados do círculo de Lisboa, como o antigo vereador Alexandre Poço, para falar de "desafios proeminentes do concelho". "A Câmara Municipal de Oeiras reafirma-se como um exemplo de boa governação, de uma proximidade exemplar", afirmou a distrital de Lisboa nas redes sociais. Na última semana, Isaltino apoiou a iniciativa do PSD "Servir as Pessoas", numa sessão de esclarecimento pública em Oeiras com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte. Esta sexta-feira, 28 de fevereiro, participará na jornada autárquica da JSD, no Templo dos Poetas.

A rota para apoiar Isaltino

Este apoio remonta a 13 de abril de 2024, eleições concelhias em Oeiras. Na génese da candidatura vencedora, encabeçada por Carlos Viana Carvalho, defendia-se que o PSD deveria reaproximar-se e apoiar Isaltino Morais, sem fazer listas próprias. O projeto venceu por pouco mais de metade dos votos e a estratégia, que esteve a ser estudada, estará agora a ser implementada. Essa decisão ainda não estava fechada no fim de janeiro, segundo o coordenador autárquico do PSD Pedro Alves, que admite que o PSD tem "perfeita consciência de que sabemos o que é que os eleitores de Oeiras pretendem".

Do lado de Isaltino Morais, esse apoio é bem-vindo: "Se o PSD decidir, ‘vamos apoiar o Isaltino’, a única coisa que posso dizer é que fico satisfeito por isso", disse no início de fevereiro, em entrevista à Rádio Renascença. "Ter o apoio do PSD é mais uma questão psicológica porque, do ponto de vista do interesse eleitoral, eu julgo que os eleitores de Oeiras se habituaram de tal forma a votar em mim como candidato independente que, neste momento, não imaginam outra situação." Nos últimos dias, a união PSD-Isaltino tornou-se cada vez mais uma realidade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!