Sábado – Pense por si

De António a Rui: os protagonistas de 2017

Octávio Lousada Oliveira
Octávio Lousada Oliveira 02 de janeiro de 2017 às 12:53

A plataforma de esquerda aguenta as hostilidades abertas pelas autárquicas? Passos resiste a esse exame e aos ataques dos críticos? O dossiê CGD fica definitivamente resolvido?

O ano que agora tem início ficará, inevitavelmente, marcado pelas autárquicas do Outono. Após essa noite eleitoral, saberemos se haverá mudanças numa oposição em que Pedro Passos Coelho caminha sobre brasas (e em que os críticos estão à espreita) ou se Assunção Cristas será fiel ao "Eu fico" celebrizado por Paulo Portas. Até lá, é certo que Marcelo Rebelo de Sousa continuará a dar a bênção presidencial à "geringonça" e que BE e PCP continuarão a pressionar António Costa com temas como a renegociação da dívida ou o aumento generalizado dos rendimentos do trabalho. Mas há mais, muito mais. Quem são, então, as 17 personalidades a seguir durante os próximos 12 meses?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.